“Pedi e recebereis, buscai e achareis, batei e ser-vos-há aberto” (Mt 7,7) eis que esse foi o tema do simpósio ministrado pelo Padre Ricardo Basso EP. na Sede dos Arautos do Evangelho em Brasília, nos dias 15 e 16 de setembro, iniciando os estudos às 15 horas e finalizando-os através da celebração do Santo Sacrifício Divino.

Durante esses dois dias, foi apresentado aos participantes, o livro de Santo Afonso Maria de Ligório, doutor da Santa Igreja, “A Oração”, onde o próprio autor, ainda na introdução nos diz: “Penso, entretanto, não ter escrito obra mais útil do que esta, na qual trato da oração, porque a oração é o meio necessário e certo de alcançarmos todas as graças necessárias à salvação” (p. 11). Sendo isto, parte fundamental do mais importante negócio que podemos fazer durante a nossa vida: ter a alma salva durante a eternidade.

Através das passagens do livro, eram apresentados inúmeros fatos e citações de santos pela história, bem como casos recentes, sempre tendo como referência as Sagradas Escrituras, tudo com a costumeira forma pitoresca e energética do Pe. Ricardo em captar a atenção dos ouvintes. Observou-se a vida de Santa Catarina de Siena, São Tiago de Nísibe, São Roberto Belarmino, Santa Beatriz, São Domingos de Gusmão, São Geraldo Magela, São José de Cupertino, São João Damasceno, entre vários outros santos.

Aos participantes foram mostrados o que é a oração, o papel desta na aquisição da força para se obter a perseverança e as virtudes, sendo algumas concedidas por Deus apenas através desta ação, o papel da petição aos santos e à Santíssima Virgem Maria e seu Castíssimo Esposo, São José, bem como frutuoso empreendimento em rezar pelas atormentadas almas no Purgatório, que, gratas após a purgação de suas manchas, no Paraíso vem a ajudar aqueles que tanto lhas valeu durante suas penas. Ainda viu-se como elevar a alma a Deus através da compenetração mesmo nas atividades rotineiras e triviais, de forma a transformá-las em oração, unindo às santas devoções, como o Rosário, de forma a nos manter sempre em oração.

O santo moralista ainda descreve a oração eficiente em quatro pré-requisitos: Fé, Humildade, Confiança e Perseverança. De forma que precisamos acreditar na eficácia deste ato (Fé), ter a consciência de que nada podemos fazer sem a ação de Deus (Humildade), saber que Deus sempre nos dá graças e dons tão ou mais grandes do que aqueles que pedindo mesmo que reserve a Sua Divina Sabedoria a melhor hora para recebermos (Confiança), e sabermos que Deus quer que sejamos participantes na conquista dessas graças, nos pedindo apenas que mantenhamo-nos em oração até o recebimento da graça, seja ela em um primeiro momento, ou anos depois (Perseverança).

Descreve ainda o mestre espiritual do fundador dos Arautos, Sr. Dr. Plínio Corrêa de Oliveira: “Como a vida seria mais fácil e mais suave se nos compenetrássemos desse valor da oração! Ela é, verdadeiramente, um cetro posto em nossas mãos. A bem dizer, governamos os acontecimentos  com a prece humilde e persistente. Se nós não tomamos a sério estes ensinamentos, por falta de espírito de fé, privamos de tesouros inestimáveis a Igreja.”

Acompanhemos ainda o fundador dos Arautos do Evangelho, Monsenhor João Scognamíglio Clá Dias em uma homilia sobre a oração:

 

Oremos sempre então, para podermos alcançar de Nosso Senhor as graças necessárias à nossa salvação, às nossas boas vitórias e às necessidades de nossos irmãos.

“Nada há mais poderoso que um homem que reza” São João Crisóstomo.

“Rezar e receber é a mesma coisa” Santo Ambrósio.

“Tudo o que se pede na missa, Deus atende” São Jerônimo.